Como saber se medicina é pra você?

Publicado em: 21/02/2022
Autor: João Pedro Bueno
Tempo de leitura: 3 minutos

Como saber se medicina é pra você?

Já se perguntou o que é necessário pra fazer medicina, se a sua personalidade encaixa, se você tem o dom… Essa matéria vai listar algumas das competências que um estudante aspirante a médico deve ter pra te guiar nessa decisão.

Essa profissão exige em primeiro lugar a capacidade de ter um bom relacionamento com as pessoas, afinal elas serão seus pacientes e sua prioridade quando atuar como médico. O bom relacionamento abrange boa comunicação, paciência e responsabilidade desde o primeiro contato com o paciente até a resolução do problema. 

Além da postura social exemplar, outra característica está no pódio das capacidades essenciais para ser médico: você não pode se esquivar quando vê sangue ou passar mal se tiver um fígado nas mãos! Cuidar do corpo humano é a definição mais básica da medicina, por isso você deve se perguntar se lidar com situações similares às citadas acima é um sonho ou um pesadelo. 

Bom relacionamento inter social, estômago forte para lidar com uma cirurgia… A próxima característica desejável para um médico é a habilidade de manter a calma enquanto o seu paciente está histérico, preocupado e com dor. Aliás, não é só manter a calma, mas transmitir tranquilidade para a outra pessoa, seja através de palavras confiantes e reconfortantes como também por atitudes rápidas e eficazes para a resolução do problema. Pensar e agir com clareza são essenciais para o perfil profissional do médico. 

Uma palavra importante: persistência. A busca por um diagnóstico certeiro exige determinação e persistência, imagine um médico como um investigador que reúne todas as evidências, analisa minuciosamente os detalhes e não desiste até encontrar o culpado! Se o detetive desistir no primeiro desafio ou prender o primeiro suspeito que aparecer, sem estudar mais o caso, o problema não vai ser resolvido. O mesmo se aplica ao médico: um diagnóstico de excelência surge quando todas as possibilidades são descartadas até uma delas se encaixar nos sintomas do paciente, e mais que isso, quando o problema é resolvido e a pessoa volta para a sua casa satisfeita com os serviços prestados pelo profissional.

Para fornecer o diagnóstico correto é necessário além de persistência ter muito conhecimento, por isso o hábito de estudo constante é uma das características daqueles que buscam a carreira médica. Cada caso resolvido acrescenta experiência profissional! Isso explica porque os médicos que atuam há mais tempo possuem vasto conhecimento e transmitem mais segurança aos seus pacientes. A equação é simples: se você tem uma lista grande de sucessos na área, logo será mais requisitado e também considerado uma boa escolha no meio de tantos profissionais disponíveis no mercado. 

Se você chegou até essa parte da matéria é porque está  empenhado em seguir carreira na área médica, então não se esqueça de buscar todos os dias as habilidades citadas ao longo do texto! Também se atente ao fato de que a prática leva à perfeição e que essas são só algumas entre todas as capacidades que os médicos possuem. 

“Eu prometo solenemente consagrar minha vida ao serviço da humanidade; a saúde e o bem-estar de meu paciente serão as minhas primeiras preocupações”

Que esse trecho do juramento de Hipócrates sirva de inspiração na sua trajetória! 

Outros conteúdos