Entenda as diferenças entre documentação provisória e documentação definitiva

Publicado em: 18/12/2020
Autor: Mah
Tempo de leitura: 3 minutos

Entenda as diferenças entre documentação provisória e documentação definitiva

  • Já se perguntou por que você precisa de tantos documentos para estudar no Paraguai?  E mais que isso: qual a diferença entre esses documentos? 

Dentre todos os afazeres essenciais para fazer medicina no Paraguai o documento de imigração se destaca por ser indispensável para sua estadia e estudo em outro país. 

Por isso é importante entender quais documentos fazem parte da documentação imigratória e a diferença entre eles para não perder nada!

A documentação imigratória se divide em 2 categorias

• Documentação definitiva 

• Documentação provisória 

A principal diferença entre eles é que a documentação provisória é válida por 2 anos apenas, enquanto a definitiva vale por 10 anos. Lembrando que após fazer a documentação definitiva você deve fazer o seu RG paraguaio, (também conhecido como cédula). Somente com o RG Paraguaio o formando em medicina poderá obter diploma

O Processo das documentações funciona por etapas, primeiro você faz a documentação provisória, válida por 2 anos, depois de 2 anos, ou seja, perto dela vencer, você ganha o direito de renovar pra definitiva que vale por 10, e depois você pode obter o RG Paraguaio.

Documentação provisória -> documentação definitiva -> RG Paraguaio

Caso você tenha diploma de nível superior, você poderá optar por fazer a documentação definitiva logo de cara. 

Fazendo a documentação definitiva de imediato, você ganha alguns benefícios como por exemplo o direito de trabalhar no Paraguai. Se você fizer a documentação provisória primeiro, não poderá trabalhar no Paraguay antes de obter o RG Paraguayo.

Quem escolher fazer a documentação provisória terá que obrigatoriamente fazer a documentação definitiva depois, para futuramente obter o RG paraguaio. Logo, aquele que faz o documento definitivo primeiro, pula o processo de realização da documentação provisória e economiza 3 anos, além de economizar o gasto com a documentação provisória.

Quando eu posso fazer a documentação definitiva sem fazer a provisória?

  • Resposta: Somente se você tiver diploma de nível superior previamente

Na verdade, para realizar a documentação definitiva logo de cara, além de ter diploma previamente também existem alguns pré requisitos

• Ter um cargo na Igreja (Exemplo: Diploma de Teologia)

• Ser um capelão do exército

• Abrir uma empresa no Paraguai

• Ter contrato de trabalho no Paraguai por um período específico 

• Arrendar terras em território Paraguaio

Observe que essas situações não se encaixam no perfil de estudantes de medicina, por isso a única maneira de um universitário conseguir fazer a documentação definitiva é possuindo um diploma de nível superior, por exemplo, se você já cursou administração no Brasil e concluiu com êxito, poderia realizar a documentação definitiva sem ter que fazer a provisória.

Um ponto importante é que a documentação definitiva custa de R$1000,00 à R$1500,00 mais cara que a documentação provisória, entretanto, ainda sim vale a pena. Porque caso você opte por fazer a documentação provisória, ao renovar a definitiva você gasta em média 2mil reais a mais do que se fizesse a definitiva no primeiro momento.

Agora que você já sabe a diferença entre os tipos de documentação imigratória só falta decidir qual é a melhor pra você. A empresa de assessoria estudantil Medicina Além da Fronteira possui pacotes que incluem a documentação que você precisa para ir estudar no Paraguai, além de assessoria imobiliária, matrícula e muito mais.. 

Clique aqui e fale com um assessor: Quero ser atendido!

O seu futuro começa agora!

Outros conteúdos