Vale a pena fazer medicina no paraguay?

Publicado em: 21/02/2022
Autor: João Pedro Bueno
Tempo de leitura: 3 minutos

Muita gente nos pergunta se realmente vale a pena fazer medicina no Paraguay, e após alguns anos de vivência nesse país, não só como alunos, mas também como empresários no ramo de intercâmbio estudantil, é claro que temos bagagem para ajudar a você a chegar a uma conclusão.

Para saber se medicina no Paraguay vale a pena para você, você deve analisar alguns fatores:

Onde você mora hoje?

É comum atendermos pessoas do Brasil todo, seja do Maranhão, Ceará, Bahia ou até mesmo do Acre. O Paraguay pode chegar a uma distância de mais de 3500km de sua terra natal. 

Foz do Iguaçu conta com aeroporto, isso significa que em poucas horas você pode estar pisando sobre seu solo querido. Mas custo com passagem nem sempre está no orçamento de todos e muitas pessoas passam de 6 meses há 2 anos longe de casa.

Se você é muito apegado na família, é bom que você cogite a possibilidade de eles virem junto, e se não tiver como, analise se você vai realmente aguentar essa distância.

Quem vai te bancar? 

Muita gente vem para o Paraguay e recebe auxílio dos pais. Neste caso, fica fácil é só se organizar melhor pra não passar apertado no fim do mês.

Já quem saiu da casa dos pais, vai ter que se virar sozinho. Ciudad del Este e Foz do Iguaçu são cidades grandes, e emprego aqui não falta! E mesmo que decida trabalhar por conta se virando em “bicos” e adquirindo renda extra na própria faculdade, vai ser fácil se manter, desde que planeje bem seus gastos.

Temos vários exemplos de pessoas que se viram aqui sozinhas, pessoas de 18 anos que acabaram de sair da casa dos pais e pessoas mais velhas que já possuem uma certa experiência. (Veja depoimentos no nosso vídeo). A questão é se arriscar e não ter medo! Seu futuro só depende de VOCÊ.

Se quiser ideias para ganhar renda extra fazendo medicina no Paraguay, temos um vídeo explicando melhor no Link 

Você tem filhos?

Ter filhos é algo com que você deve se preocupar e pensar bem antes de vir para o outro lado da fronteira, em especial se você é mãe/pai solteira(o). Tem pessoas que se mudam e trazem os filhos consigo, há também quem precisa deixá-los para trás com a família.

Aqui em Ciudad Del Este/Foz do Iguaçu temos creches e escolinhas onde você vai poder deixar seu filho por tempo integral. Uma babá estudantil também pode ser útil.

Mas é fato, você vai passar muito tempo na faculdade longe dele. Serão preocupações a mais que você terá, pense bem em como ele se sentirá também, os sentimentos dele são importantes.

O último ponto é o mais importante que deve sim fazer parte da sua escolha

Medicina, realmente é o seu sonho?

Você realmente se identifica com a medicina? Ou pensa em fazer somente pela condição financeira que ela pode te proporcionar?

É claro que a condição financeira é algo para levar em conta no momento da decisão, mas não deve ser o fator mais relevante. Você irá passar anos longe de sua família, longe de tudo que você conhece. Irá ter de se adaptar à uma nova cultura e uma nova realidade. Provavelmente terá de se esforçar em momentos de crise financeira. E sobretudo, encontrará pela frente milhares de páginas de livros para estudar sob pressão, muitas vezes em matérias que você odeia e ainda com implicância do professor.

O fato é que medicina não é fácil. Seja no Brasil ou no Paraguai o curso é difícil e exige muito do aluno. No Paraguay a mensalidade será mais em conta e sendo assim, permite o acesso a centenas de pessoas que não teriam possibilidade no Brasil. Porém, no paraguay temos agravantes que você não teria no Brasil, sobretudo emocionais, que precisam sim ser pensados antes de ˜bater o martelo e decidir seu futuro.

Converse com um de nossos atendentes e tire suas dúvidas

Outros conteúdos